Estabelecer limites é essencial para criar filhos em uma sociedade altamente conectada.
O Dia das Crianças é uma oportunidade não apenas para celebrar, mas também para refletir sobre a experiência da infância em um mundo cada vez mais digital. Desde tenra idade, crianças têm acesso a celulares, tablets, computadores e televisores, o que representa um desafio constante para pais e educadores: equilibrar o uso da tecnologia com as vivências essenciais para o desenvolvimento infantil.
Mais do que controlar o tempo em frente às telas, é fundamental apresentar opções e fortalecer os laços familiares. Atividades como brincadeiras, leitura, conversas, envolvimento nas tarefas domésticas e momentos de interação são maneiras simples de demonstrar aos pequenos que existe um vasto mundo além dos dispositivos eletrônicos.
Para explorar diferentes abordagens sobre esse desafio, dialogamos com famílias que encontraram suas próprias formas de harmonizar a tecnologia com a convivência. Entre elas estão Rodrigo Araújo Madureira, 47 anos, e Nicole Pelli Palumbo Madureira, 38 anos, pais da pequena Rafaela, de 6 anos; e Tainá Lopes de Araújo, 31 anos, professora e mãe de Analuz, de 4 anos. A psicóloga Priscilla Paccitto do Nascimento, especialista em Saúde Mental e professora universitária de 41 anos, também compartilha sua visão sobre a relação entre infância e tecnologia.
Na residência de Rodrigo e Nicole, a rotina da filha Rafaela é organizada para que a tecnologia tenha seu espaço sem se tornar o foco principal da vida familiar. O médico explica que pela manhã ela pode assistir um pouco de televisão antes de ir à escola. Após as aulas, as telas podem ser utilizadas durante o trajeto de volta para casa, depois que ela relata como foi seu dia.
Para Rodrigo, a imposição de limites requer a participação ativa dos adultos. “Oferecemos poucas oportunidades para o uso das telas. É desafiador porque demanda criatividade e atenção; precisamos ter momentos em que não estamos focados nos nossos próprios celulares para garantir qualidade”, afirma ele.
A família criou pequenos rituais após as refeições. Depois do jantar, Rafaela participa de atividades como pintura, desenhos e jogos da memória. A leitura noturna finaliza o dia dela.
Quando surgem momentos de irritação ou tédio na filha, os pais buscam compreender as razões por trás daquele comportamento. “Nós sempre tentamos entender o que causou a insatisfação dela, validando seus sentimentos através do acolhimento com abraços e carinho”, diz Rodrigo Araújo.
Para Tainá Lopes de Araújo, casada com Matheus Esteves da Costa e mãe de Analuz, a tecnologia pode ser integrada à rotina infantil desde que haja supervisão dos adultos e escolhas adequadas à faixa etária. Analuz frequenta uma escola em período integral e costuma assistir desenhos com sua mãe no final do dia. “O uso das telas se concentra principalmente na televisão, sempre em plataformas apropriadas para sua idade; preferimos filmes e animações mais longos que conseguimos ver juntas”, explica Tainá.
A presença dos adultos transforma esses momentos diante da tela em experiências compartilhadas ao invés de meras formas de distração. Nos intervalos dos dispositivos eletrônicos, Analuz tem tempo livre para brincar com massinha ou bonecas e jogar jogos de memória.
Além disso, a cozinha se tornou um espaço propício para aprendizado mútuo entre mãe e filha. “É comum que ela me acompanhe enquanto cozinhamos; dentro do possível para sua segurança, participa de algumas etapas como mexer os ingredientes ou ajudar na preparação dos alimentos”, relata Tainá.
Para Tainá Lopes, atividades cotidianas como cozinhar ou dar banho são oportunidades valiosas para troca afetiva entre mãe e filha. Não são necessários grandes preparativos; apenas disponibilidade e presença são essenciais.
A psicóloga Priscilla Paccitto destaca que discutir tecnologia na infância vai além da simples contagem do tempo em frente às telas. É importante observar qual papel os dispositivos exercem na rotina das crianças.
“Quando a tecnologia passa a ocupar todos os momentos livres ou os períodos de espera e frustração da criança, ela perde oportunidades valiosas para explorar outras formas de interação social como brincar ou conversar”, esclarece Priscilla.
Nesse contexto, os adultos também devem refletir sobre seus próprios hábitos. As crianças aprendem pelo exemplo que observam no uso das tecnologias pelos pais.
Quando surge a famosa reclamação sobre estar ‘entediada’, a especialista sugere que os adultos evitem apressar-se em eliminar esse sentimento. “O tédio não precisa ser erradicado imediatamente; ele é uma experiência importante que as crianças precisam aprender a lidar”, afirma Priscilla.
É precisamente nesse espaço onde não há uma atividade definida que podem florescer a criatividade e novas brincadeiras. Segundo Priscilla Paccitto, brincadeiras livres são fundamentais para o desenvolvimento infantil porque permitem à criança ser protagonista na criação de histórias e no processamento emocional ainda não verbalizado.
Portanto, definir regras sobre o uso da tecnologia não deve ser encarado como um ato punitivo ou conflituoso. A psicóloga orienta que limites funcionam melhor quando são claros e consistentes: “Limites também representam cuidado; devem ser compreensíveis quanto ao tempo permitido nas telas”.
As vivências das famílias revelam que não é necessário optar entre tecnologia e infância; é viável integrar recursos digitais à rotina sem abrir mão das atividades que incentivam criatividade e interações sociais significativas.
Neste Dia das Crianças, a reflexão deve girar em torno da importância de não demonizar a tecnologia; ao contrário disso, devemos nos preocupar em assegurar que ela nunca substitua momentos únicos: uma conversa significativa, uma brincadeira conjunta ou um abraço carinhoso.
Em tempos onde estímulos digitais estão presentes por toda parte na infância contemporânea, talvez o maior presente continue sendo aquele intangível: amor verdadeiro, atenção plena e tempo juntos.
O post O equilíbrio entre afeto e tecnologia é viável segundo relatos de pais e especialistas apareceu primeiro em A Semana.
