Inovação na área da saúde: especialistas revelam bastidores e desafios em evento promovido online pela Venture Hub

Read Time:2 Minute, 59 Second

A Venture Hub realizou um encontro online com especialistas de duas gigantes do setor de saúde para discutir os caminhos, os desafios e as boas práticas da inovação em saúde.

O bate-papo, mediado pelo VP de Inovação Corporativa da Venture Hub reuniu executivas da EMS e do Hospital Israelita Albert Einstein, em uma conversa aberta sobre estratégias, gestão e transformação no setor.

Com mais de 250 projetos de inovação no portfólio e parcerias com 90 empresas de diversos portes, a Venture Hub tem liderado discussões sobre como estruturar, escalar e gerar valor real a partir da inovação. O evento reforçou que, no setor da saúde, inovar exige muito mais do que tecnologia – exige visão estratégica, integração multidisciplinar e coragem para navegar em ambientes regulatórios complexos.

Inovação com propósito e estratégia

Lívia Matsuda destacou o papel da inovação como fator central de crescimento dentro da indústria farmacêutica. “Quando a gente fala em propriedade intelectual, é uma área extremamente estratégica. Na indústria da saúde, na área farmacêutica, precisamos proteger informação, mas também precisamos nos conectar com todos os outros players do ecossistema. Esse é o desafio: como a gente cria esse canal e como a gente atua como esse canal, enquanto área de gestão da inovação, para atuar junto com universidades, hubs e startups”, afirmou.

Ela também explicou que a prospecção de novas tecnologias na empresa parte sempre da estratégia da companhia: “Nossa busca por novos produtos ou tecnologias começa pelas áreas terapêuticas prioritárias, pelas marcas que queremos fortalecer e pelas tendências de mercado. A inovação tem que nascer com alinhamento estratégico”.

Da ideia ao impacto: venture building no Einstein

Carolina Araripe compartilhou um pouco de como funciona o processo de venture building da instituição, que trabalha com ideias ainda em estágios iniciais de maturidade. “O nosso trabalho começa na originação. Estamos ali junto com o pesquisador, o empreendedor, o inventor – ainda no nível da ideia. Antes mesmo do CNPJ existir”, comentou.

Ela também ressaltou a importância de um processo estruturado e colaborativo de screening para avaliar essas ideias: “Temos um time enxuto, mas que atua de forma integrada com representantes de várias áreas: especialistas de propriedade intelectual, consultores, médicos, analistas de mercado e de ecossistema de startups. A gente costura todas essas visões para decidir o que realmente vale aprofundar”.

IA, jornada do paciente e o desafio de priorizar

As convidadas também comentaram sobre a democratização da inteligência artificial e seu impacto na jornada do paciente e nos processos internos das instituições. Mas deixaram claro que, junto com as oportunidades, surgem os desafios: “Tem muita ideia chegando – tanto internamente quanto do ecossistema. E é fundamental saber dizer ‘não’ com responsabilidade. Nem toda ideia boa pode ou deve ser priorizada”, afirmou a representante do Einstein.

Conexão como chave para a inovação em saúde

Ao final do encontro, ficou evidente que a inovação em saúde depende da conexão entre estratégia, colaboração e coragem para experimentar. Projetos como Leish DetectSampa foram citados como exemplos de inovação com impacto social, viabilizados por meio de parcerias e financiamento externo.

Para a Venture Hub, que atua conectando empresas, startups e pesquisadores, o evento foi mais um passo na missão de fortalecer o ecossistema de inovação em saúde. “Inovar não é um fim em si. É um meio de gerar valor real para pacientes, profissionais e organizações – e isso exige colaboração constante”, reforçou  José Eduardo Azarite, VP de Inovação Corporativa da Venture Hub. 

Interessados em se aprofundar no tema podem conferir o evento na íntegra, disponível no canal do Youtube da Venture Hub.

 

Marcus Miklos
19991095782
[email protected]

About Post Author

King post

A King post é uma empresa especializada em serviços de gerenciamento de conteúdo, publieditorial e marketing digital. Com uma equipe altamente qualificada e experiente, a King post tem se destacado no mercado pela qualidade dos seus serviços e pela satisfação dos seus clientes.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post TBDA: Startup Promete Transformar o Cenário Empresarial e Público no Brasil com Educação, certificação e inteligência
Next post Com educação bilíngue em alta, Maple Bear prevê abertura de 16 novas unidades no país em 2025