Receita barra exoneração de Julio Cesar Vieira Gomes, ex-chefe do órgão investigado no caso das joias

Read Time:1 Minute, 40 Second

Vieira Gomes é quem assinou o despacho que pedia que os auditores da Receita atendessem ao pedido de um assessor de Bolsonaro para entregar as joias. A solicitação para exoneração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (10).

Julio Cesar Vieira Gomes, então chefe da Receita, tentou ‘carteirada’ para liberar joias na reta final do governo Bolsonaro

A Receita Federal revogou a portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (10), que autorizava a exoneração de Julio César Vieira Gomes do cargo de auditor-fiscal.

Ao revogar a exoneração, o atual chefe do órgão, Robinson Barreirinhas, alegou a existência de uma investigação preliminar sumária na corregedoria do órgão.

Uma fonte da Receita diz que é preciso checar se é possível exonerar um funcionário a pedido enquanto um processo de investigação está em andamento.

Vieira Gomes é quem assinou o despacho que pedia que os auditores da Receita no Aeroporto de Guarulhos atendessem ao pedido de um assessor de Jair Bolsonaro (PL) e entregassem um conjunto de joias avaliado em R$ 16,5 milhões apreendido na alfândega.

Em depoimento à Polícia Federal, Vieira Gomes afirmou que à época em que o pedido foi realizado, os bens já pertenciam, de forma definitiva, à União.

Na mesma semana da tentativa de resgate das joias, Bolsonaro nomeou Vieira Gomes para o recém-criado cargo de adido tributário em Paris. O posto foi extinto quando Fernando Haddad assumiu o Ministério da Fazenda.

Tentativa de cargo em São Paulo
No último mês, parlamentares ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentaram emplacar Vieira Gomes no governo de São Paulo. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), entretanto, vetou.

Entre os parlamentares que atuaram em favor de um cargo para o ex-chefe da Receita Federal em São Paulo estão alguns integrantes da bancada evangélica.

Segundo esses políticos, Vieira Gomes é visto como um aliado na busca por anistia a dívidas tributárias, anulação de multas aplicadas pela Receita Federal e ampliação das isenções de impostos para igrejas.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Professora morta em acidente de tobogã, “tia Lu” recebe homenagens
Next post Justiça determinou exame de corpo de delito de presas por furto de 56 ovos de Páscoa após luta corporal com seguranças